3.ª IDADE

SAÚDE

Unidade de Medicina Física e Reabilitação

Clínica de Fisioterapia

Unidade Móvel de Saúde

Unidade de Medicina Física e Reabilitação | Clínica de Fisioterapia

Unidade de Medicina Física e Reabilitação

Clínica de Fisioterapia

Tendo por objetivo a melhoria da prestação de cuidados de saúde de todos os seus utentes/clientes e apostando na qualidade assistencial, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar decidiu por unanimidade a criação de um gabinete de fisioterapia, tendo este sido inaugurado em Novembro de 2006.
O referido gabinete está vocacionado para a reabilitação de todos os utentes/clientes da Santa Casa da Misericórdia, que apresentem disfunções ortopédicas, traumatológicas e reumáticas, bem como para aqueles que são portadores de deficiência de predomínio físico ou multideficiência congénita e adquirida. Encontra-se ainda destinado a utentes/clientes com disfunções neurológicas centrais e lesões nervosas periféricas. 
Os tratamentos de fisioterapia deste gabinete são exclusivos para os utentes/clientes da Santa Casa da Misericórdia, sendo estes: os utentes internos e os utentes de Centro de Dia.
Com a abertura do novo espaço – Lar Dr. Domingos Dias, e a criação de um Centro de Fisioterapia, esta situação viu-se alterada, sendo que, neste momento, os tratamentos são abertos a toda a população.
Os horários foram também eles ampliados, com a contratação de mais pessoal técnico, funcionando das 9h ás 20h00, ininterruptamente. 
Pretende-se que este espaço seja uma mais-valia para todos os habitantes do concelho, permitindo tratamentos mais próximos da população e como tal que se poderão revelar menos dispendiosos.  

Unidade Móvel de Saúde

Unidade Móvel de Saúde

Tendo por objetivo a melhoria da prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Vila Pouca de Aguiar, otimizaram-se recursos e aproveitaram-se sinergias, celebrando-se um Acordo de Cooperação entre instituições: Administração Regional de Saúde do Norte, a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e esta Santa Casa da Misericórdia.   
Tal Acordo tem como principal objectivo o funcionamento da uma Unidade Móvel de Saúde no concelho de Vila Pouca de Aguiar, especialmente vocacionada para a prevenção, vigilância da saúde, prestação de cuidados de enfermagem à população, nomeadamente mais idosa e com dificuldades de acesso à Sede ou Extensões do Centro de Saúde Locais.
Nesta sequência, a Santa Casa procedeu à devida candidatura, a qual viu a sua aprovação em Agosto de 2004, sendo, por isso, a primeira UMS do distrito de Vila Real.  
Atualmente, o resultado desta primeira UMS do Distrito traduz-se em milhares de visitas domiciliárias curativas e preventivas acompanhadas de um gesto amigo às pessoas mais isoladas e dependentes de cuidados de saúde, sendo por isso um equipamento que promove, essencialmente, a “justiça social”.