HISTÓRIA

Santa-Casa.jpg

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar foi fundada no dia 12 de Novembro de 1937, sendo que os seus primeiros estatutos foram aprovados por portaria de 11 de Dezembro de 1937, publicada no Diário do Governo nº. 297, II série, de 17 do mesmo mês e ano.

Importa dizer e segundo o atual provedor, Dr. Domingos Dias, que esta Instituição nasceu “da necessidade sentida pelas gentes do Concelho, de incrementar a assistência no domínio da saúde”. Assim, esta Instituição foi fundada por um grupo de pessoas do Concelho, constituídas em Irmandade, com o propósito de criar um Hospital, sendo que no dia 13 de Dezembro, do mesmo ano, foi eleita a primeira Mesa Administrativa, tomando imediatamente posse e tendo como Provedor o Sr. Joaquim da Costa Pina.

Importa referir e ainda de acordo com o Dr. Domingos Dias, que este serviço nunca viria a funcionar, pois o edifício onde este se pretendia instalar foi vendido, constituindo, por vários nãos, a riqueza da santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar. Com o fracasso deste projeto, esta Instituição entrou numa fase de passividade.

1380183_227726527391076_2020669199_n.jpg
DSC_9724.jpg

Foi já em 1988, com um novo provedor, Dr. Henrique Ferreira, que a Santa Casa entrou numa fase de reanimação, contribuindo para tal o ambicioso projeto da construção de um Lar para Idosos destinado a acolher a população idosa do Concelho.

Assim e com as recentes obras, a Santa Casa abre novos horizontes também com a ajuda da população que contribui através da angariação de novas receitas. É de ressaltar e apesar de todo o ânimo que o edifício onde funcionaria o Lar de Idosos sé virá a ser concluído em 1992, iniciando de imediato a sua atividade. Nesta data a Instituição contava já com outro Provedor, o Dr. António Gil, que após dois anos entregou o cargo ao então vice-provedor e atual Provedor Dr. Domingos Dias, que iniciara este novo desafio a 11 de Janeiro de 1994.