PATRIMÓNIO

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar foi fundada em 12 de Novembro de 1937, sendo que nesta altura ainda não existia ainda uma estrutura física que suportasse tal instituição.
Assim, essa estrutura viria a ganhar forma em 1992 com a construção do Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição iniciando de imediato a sua atividade. Esta infraestrutura era, na altura, constituída por 36 camas, no entanto como se vieram a revelar insuficientes para os pedidos e necessidades efetivas da população local, os órgãos dirigentes decidiram juntar esforços para ampliar tal resposta social.
Desta forma e já em 1995/6 foi construído um segundo piso que possibilitou o alargamento de 36 camas para 45, sendo que em 2000, devido a uma nova ampliação, aumentou-se para mais 12 o número de camas, ficando com um total de 57 lugares disponíveis.

Lar e Centro de Dia Nossa Srª Conceição

Lar de Idosos

Dr. Domingos Dias

No sentido de crescimento, a Santa Casa, procedeu em 2009 a uma candidatura ao Programa POPH, medida 6.12, a qual viu a sua aprovação favorável, sendo que desta candidatura se ergueu mais um Lar de Idosos que, neste momento, está já em funcionamento.
Assim, esta nova estrutura foi inaugurada em 20 de janeiro de 2012 e iniciou atividade em 12 de Março do mesmo ano, sendo que a sua arquitetura se pauta por um estilo muito moderno, com grandes espaços e luminosidade. 
O novo espaço possui 24 camas, sendo que 4 quartos são individuais e 10 duplos, todos eles com casa de banho privativa. Possui também um auditório, para cerca de 150 pessoas, uma capela e um centro de fisioterapia, entre outros espaços comuns de apoio lúdico aos utentes.